Você Sabe Identificar um AVC?

Tempo de leitura: 2 minutos

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma condição clínica em que ocorre interrupção ou redução do suprimento de sangue para o cérebro.

AVC
RM de crânio. Fonte Canva Pro.

O acidente vascular cerebral é comumente conhecido como “Derrame” devido à associação com hemorragia, e também é referido como AVE (Acidente Vascular Encefálico), termo mais técnico utilizado por profissionais de saúde.

O cérebro é um órgão que requer um fluxo contínuo de sangue para funcionar perfeitamente. Quando o fornecimento de sangue é interrompido, as células cerebrais não recebem os nutrientes necessários, resultando em uma variedade de alterações cognitivas, sensoriais e/ou motoras, dependendo da região afetada.

Popularmente existem dois tipos, o AVC isquêmico e AVC hemorrágico.

AVC Isquêmico

Ocorre quando uma artéria é obstruída, impedindo o fluxo de oxigênio para as células cerebrais. Essa obstrução pode ser causada por um coágulo (trombo). É o tipo mais comum de AVE, representando 85% de todos os casos, de acordo com o Ministério da Saúde.

AVC Hemorrágico

Esse tipo ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, resultando em uma hemorragia. Essa hemorragia pode ocorrer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e as membranas que o envolvem (meninges). Embora represente 15% de todos os casos de AVC, pode ter uma taxa de mortalidade mais alta em comparação ao AVC isquêmico.

Como Identificar os Sintomas de AVC ?

  1. Uma das maneiras mais comuns de identificar um possível AVC é observar se a pessoa apresenta fraqueza ou dormência repentina em um lado do rosto. Isso pode ser notado quando a pessoa tenta sorrir e um lado do rosto parece “caído” ou não responde normalmente.
  2. Perda de força ou sensibilidade em um lado do corpo é um sintoma comum de um AVC. Isso pode ser percebido quando a pessoa não consegue mover um braço ou uma perna adequadamente, ou sente dormência em um lado do corpo.
  3. A dificuldade na fala. A pessoa pode ter problemas para articular palavras, falar de forma confusa ou incompreensível. Às vezes, ela pode parecer confusa ou ter dificuldade em entender o que os outros estão dizendo.
  4. Embora nem todos os casos de AVC estejam associados a dor de cabeça, em alguns casos, a pessoa pode experimentar uma dor de cabeça súbita e intensa, que é muito diferente das dores de cabeça comuns que ela costuma ter. A dor de cabeça pode ser acompanhada por outros sintomas mencionados anteriormente.

Ao Identificar uma suspeita de AVC, o mais importante é garantir que a pessoa receba tratamento médico imediato para minimizar o dano cerebral e aumentar as chances de recuperação.

Se essa informação te ajudou a entender, deixe um comentário e nos siga nas redes sociais para receber mais informações como essa.

Encontre na Constamed que é uma de nossas empresas parceiras produtos relacionados a primeiros socorros e assistência hospitalar e Homecare

Leia mais em nosso blog:

Kit Cipa: Itens Essenciais para Atendimento de Primeiro Socorros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *