Tempo de leitura: 4 minutos
- O que é AVC Isquêmico?
- Causas e fatores de Risco
- Sinais e Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento do AVC Isquêmico
O que é AVC Isquêmico?
O AVC isquêmico é um tipo de acidente vascular cerebral, que ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (Coágulo). Esse tipo AVC é mais comum e representa 85% de todos os casos segundo o ministério da Saúde.

Causas e fatores de risco
Existem várias causas possíveis de AVC isquêmico, entre elas:
- Hipertensão arterial – é um dos principais fatores de risco para o AVC isquêmico. A pressão alta pode danificar as paredes das artérias, tornando-as mais propensas a formação de coágulos sanguíneos.
- Diabetes: O diabetes agente para o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Mais da metade dos indivíduos que possuem alguma doença cardíaca possuem também algum transtorno relacionado à glicose no organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de dois terços das pessoas que morrem por problemas cardíacos têm diabetes e mais de 80% das mortes por diabetes estão relacionadas a problemas cardíacos e renais, ou seja, problemas vasculares.
- Colesterol alto: Altos níveis de colesterol podem levar à acumulação de placas nas artérias, o que pode levar à formação de coágulos sanguíneos.
- Tabagismo: o tabagismo aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos.
- Obesidade: a obesidade está associada a vários fatores de risco para o AVC isquêmico, incluindo pressão alta, diabetes e colesterol alto.
- Doenças vasculares autoimunes e distúrbios de coagulação sanguínea, também podem aumentar o risco de AVC isquêmico.
- Uso de Pílula Anticoncepcional: Mulheres jovens e saudáveis o risco de AVC associado com os contraceptivos existe, mas é muito pequeno, mas o risco aumenta quando existem outros fatores de risco associados como obesidade, hipertensão e diabetes.
Sinais e Sintomas
Os sintomas de um AVC dependem muito da gravidade do dano cerebral e da área do cérebro afetada. No entanto, existem alguns sintomas comuns que as pessoas devem estar cientes:
- Desvio de rima labial – Sorriso torto
- Hemiparesia– Fraqueza em um lado do corpo, incluindo braço, perna ou face
- Afasia– Dificuldade para falar, perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita.
- Problemas de visão– Como visão turva ou perda de visão em um ou ambos os olhos
- Cefaleia – Dor de cabeça, súbita e intensa.
- Confusão
Diagnóstico
O diagnóstico de um AVC isquêmico é feito a partir de avaliação clínica neurológica e tomografia computadorizada (TC) ou uma ressonância magnética (RM) de crânio.
Tratamento do AVC Isquêmico
O tratamento mais eficaz para o AVC isquêmico é a administração de medicamento trombolítico, que dissolve o coágulo sanguíneo e restaura o fluxo de sangue para o cérebro. No entanto, esse tratamento é muito criterioso e segue um protocolo rígido para sua realização. É MUITO IMPORTANTE saber há quanto tempo ocorreu o aparecimento dos sintomas.
Em alguns casos, o paciente pode precisar de cirurgia para remover o coágulo sanguíneo ou para reparar uma artéria danificada. Isso pode ser feito por meio de procedimentos como a trombectomia ou a angioplastia.
Nem todo AVC deixa sequela. As sequelas dependem muito do tamanho e da área cerebral afetada. Mas o paciente que sofreu um AVC grave pode encontrar várias dificuldades, o AVC pode deixar o paciente com déficit cognitivo e/ou déficit motor e dificuldade de comunicação, além de impacto significativo na saúde mental e emocional do paciente fazendo com eles precisem de cuidados constantes. Por isso a reabilitação desse paciente é muito importante e deve começar o mais cedo possível para minimizar o risco de sequelas.
A terapia de reabilitação do paciente inclui Fisioterapia e fonoaudiologia, para ajudar na realização das atividades diárias e melhorar a fala e a deglutição.
No site da Constamed você pode encontrar diversos itens hospitalares, como cama hospitalar, Cadeira de Rodas e cadeiras motorizadas .
Leia mais no blog da Constamed.
- A Importância do Kit de Primeiros Socorros nas Empresas
- Cadeira de Rodas Motorizada AutoChair First Edition Reclinável
- Cadeira de Rodas Motorizada Robooter da Power Lite
- Cadeira de Rodas Motorizada Slim da Power Lite
- Cadeira de Rodas Motorizada Adventure da Power Lite.
Materiais de referência
https://www.portal.cardiol.br/post/diabetes-eleva-risco-de-infarto-e-avc
Link permanente
Link permanente