Lei Lucas Nº 13.722: Garantindo a Segurança nas Escolas com Capacitação em Primeiros Socorros

Tempo de leitura: 2 minutos

Você conhece a Lei Lucas Nº 13.722? Esta lei determina que os estabelecimentos de ensino públicos e privados devem capacitar professores e funcionários em primeiros socorros.

Lei Lucas
Treinamento em Primeiros socorros. Fomte Canva Pro.

Importância dos Primeiros Socorros

No ambiente escolar, a segurança e o bem-estar das crianças são prioridades absolutas. Acidentes podem acontecer a qualquer momento e é fundamental que as escolas estejam preparadas para lidar com situações de emergência.

Os primeiros socorros podem salvar vidas e minimizar danos em caso de acidente como queda, engasgamento, queimadura, parada cardíaca e crise convulsiva. Ao fornecer atendimento imediato, os primeiros socorros ajudam a estabilizar o estado clínico até a chegada dos profissionais de saúde, evitando complicações.

Origem da Lei Lucas

A Lei Lucas surgiu após o trágico acidente envolvendo Lucas Begalli, que perdeu a vida por engasgamento durante um passeio escolar. Após o incidente, Alessandra Begalli Zamora, mãe de Lucas, se mobilizou e lutou para criar uma lei que exigisse o treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas.

A lei Lucas, sancionada em 2018, torna obrigatória a aplicação de cursos de primeiros socorros em escolas, tanto públicas quanto privadas, do ensino infantil e básico. Isso garante que os profissionais estejam aptos a lidar com emergências e oferecer suporte adequado aos estudantes.

Responsabilidade, Fiscalização e Consequências

A Lei Lucas e outras regulamentações similares são passos importantes para garantir que as escolas cumpram as diretrizes de primeiros socorros. É responsabilidade de todos, escolas, autoridades educacionais e pais, trabalhar juntos para criar um ambiente seguro e protegido aos estudantes.

O curso deve ser oferecido periodicamente para preparar os profissionais para agir em situações de emergência médica. Os estabelecimentos também devem possuir kits de primeiros socorros e exibir a certificação da capacitação. O não cumprimento da lei pode resultar em penalidades, como multa ou cassação do alvará de funcionamento.

As autoridades educacionais têm o dever de fiscalizar o cumprimento das leis de primeiros socorros e fornecer recursos adequados para garantir a segurança das crianças.

Entre no site da Constamed Para conhecer nossas ofertas de Kit de Primeiros socorros, Desfibriladores (Saiba Mais) e manequins de treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *