Reading time: 3 minutes
2024 chegou, e assim como todo inicio de ano, nós vamos começar a notar o aumento de casos de Dengue em todo Brasil. Janeiro é um mês de muito calor e chuvas frequentes, tudo que o mosquito da Dengue precisa para se proliferar. Segundo o ministério da Saúde, em 2023, o Brasil registrou um aumento alarmante nos casos de dengue ultrapassando 1,6 milhão de casos, a dengue sempre foi um grande inimigo da saúde pública no Brasil, e por isso não devemos nunca abaixar a guarda.
O que é a Dengue?
A Dengue é uma doença viral, causada por um vírus que pertence à família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor primário da dengue. Caracterizado por listras brancas em seu corpo, este mosquito se reproduz principalmente em recipientes com água parada.
Sinais e Sintomas
Os sintomas da dengue começam com febre alta que pode durar de 2 a 7 dias, dor de cabeça, que parece que está focada na região atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas e manchas vermelhas na pele…
O tipo mais perigoso da doença é a Dengue hemorrágica onde os sintomas são mais severos, além dos já citados, pode ocorrer, hipotensão, tontura, sensação de fraqueza, desmaios, sangramento na boca e nariz, vômitos, dores abdominais intensas.
Ao Reconhecer esses sintomas procure atendimento médico para ser diagnosticado e receber o tratamento adequado.
Na suspeita de Dengue não use medicamentos anticoagulantes e/ou antiplaquetários, como ácido acetilsalicílico, mais conhecido como Aspirina e AAS, esses medicamentos entre outros, podem agravar os sintomas.
Prevenção
A prevenção da dengue envolve medidas como eliminação de criadouros do mosquito, uso de repelentes, instalação de telas em janelas e portas, e o uso de roupas que minimizem a exposição à picada do mosquito. A conscientização da comunidade sobre práticas preventivas desempenha um papel fundamental.
Vacina da Dengue
O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue, conhecida como Qdenga, no Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer esse imunizante no sistema público universal. Apesar da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante, Takeda, a vacinação será inicialmente focada em públicos e regiões prioritárias. A decisão foi rápida e envolveu análises de custo-benefício pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca a importância do acesso público à vacina, com a definição dos públicos-alvo prevista para as primeiras semanas de janeiro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) trabalharão juntos para estabelecer a estratégia de utilização das doses disponíveis, considerando prioritariamente regiões com maior incidência da doença. O laboratório estima a entrega de 5.082 milhões de doses em 2024, seguindo um esquema vacinal composto por duas doses.
Gostou desse Blog post, Leia mais: Hipertensão Arterial: “O que é, fatores de risco e prevenção” Você Sabe Identificar um AVC?
Clique aqui e conheça nosso nosso Site !
Conheça nosso canal do Youtube Constamed