Saturação baixa de oxigênio: saiba o que fazer

Tempo de leitura: 3 minutos

Devo me preocupar se eu estiver com a saturação baixa? Essa dúvida pode surgir e você deve ficar atento, pois isso é um sinal de problemas respiratórios. 

Antes de mais nada, é importante saber um pouco mais sobre o Sistema respiratório.

O sistema respiratório tem como principal função o fornecimento de oxigênio para os tecidos e a retirada de gás carbônico, o oxigênio é indispensável para nossa sobrevivência.

Nesse sentido, quando uma pessoa possui algum distúrbio respiratório, a captação do oxigênio se torna mais difícil e ineficaz.

Por isso, a aferição da oximetria é muito importante para prevenir um agravo do quadro clínico, assim, favorecendo uma intervenção mais efetiva.

Em seus níveis normais – quanto mais próxima de 100% e geralmente acima de 95% -, a saturação indica que sua saúde está boa e que o seu sangue está recebendo a concentração ideal de oxigênio. 

Indivíduos com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquite, asma ou qualquer outra deficiência respiratória têm níveis de saturação na casa dos 90%, porcentagem considerada normal na categoria. 

Pessoas saudáveis com índice de saturação abaixo de 90% é um forte indicador de problemas graves de saúde, como pneumonia, insuficiência cardíaca ou anemia. Nesse cenário, é fundamental que o indivíduo seja levado para o hospital, a fim de receber assistência médica de urgência e se necessário, oxigênio suplementar. 

Saturação Baixa
Saturação baixa de oxigênio: saiba o que fazer – Fonte da Imagem: Canva.com

Importância da medição da saturação

É através da medição que podemos identificar a saturação baixa de oxigênio, assim, é possível verificar uma série de doenças, tais quais, além das já citadas:

  • Embolia;
  • Asma;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Enfisema;
  • Fibrose cística;
  • Defeitos congênitos no coração.

A idade e a saturação

Não existe uma correlação entre idade e nível de saturação. Independentemente se a pessoa é idosa ou mais jovem, o nível de tem que ficar na faixa dos 95%, que é o nível aceitável para quem não tem problemas respiratórios. 

Como medir a saturação

O oximetro de pulso é um dos principais instrumentos principalmente em terapia intensiva, ele é usado 24h por dia nos pacientes, pois é um indicador importante e sua verificação é rápida e indolor. E você pode encontrar a opção do Oxímetro de pulso portátil, do qual, pode ser utilizado em casa.

Outra maneira de mensurar a oximetria, é por meio da coleta de gasometria arterial, a Gasometria arterial é o exame mais preciso, mas é um exame invasivo e doloroso, que é indicado quando há sintomas de problemas respiratórios ou metabólicos, ou de doenças renais ou pulmonares que causam desequilíbrio ácido-base, usada para diagnóstico e monitoração, que coletado apenas por profissionais capacitados.

Agora que você já sabe, o que saber quando estiver com a saturação baixa, no site da ConstaMed é possível encontrar diversas opções de Oxímetro. Entre em nosso site e confira todas nossas ofertas.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *