Oxigenoterapia quando usar

Tempo de leitura: 3 minutos

Usar Oxigenoterapia é uma forma de tratamento recomendada para pacientes que sofrem de condições ou doenças que afetam diretamente suas vias respiratórias e, esta é uma alternativa para que sua qualidade de vida seja maior.

Mas, antes de dar início ao tratamento, é preciso fazer uma consulta e apresentar ao seu médico de confiança todos os sintomas que são notados.

Continue lendo a seguir e entenda mais sobre a oxigenoterapia quando usar, para saber quando usar e em quais momentos este tipo de tratamento é recomendado para os pacientes.

Oxigenoterapia quando usar, entenda

Usar Oxigenoterapia é uma maneira alternativa de tratamento de doenças e condições de pacientes que sofrem com danos em suas vias respiratórias.

Nestes casos, a administração do uso deste tipo de oxigenação pode ter uma recomendação específica para cada pessoa, dependendo da sua demanda, que pode ser de manutenção, suplementação, metabólica ou para o tratamento de determinadas doenças.

A indicação da oxigenoterapia é destinada para os casos de pacientes que possuem um alto índice de diminuição do nível de oxigênio no sangue, buscando normalizar esta situação e, com isto, oferecer uma melhor qualidade de vida.

Confira a seguir quais são os principais casos em que a oxigenoterapia pode ser utilizada e é recomendada como principal tratamento:

  • Para doenças crônicas

No caso de doenças crônicas, este tratamento é realizado para controlar a fibrose pulmonar, a fibrose cística, sarcoidose e algum tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica.

  • Em atendimento para doenças agudas

Estes casos são considerados emergenciais e, por isto, sempre demandam um alto nível de oxigênio para o corpo, principalmente quando há algum tipo de trauma grave, choque, anafilaxia, lesão pulmonar, entre outros.

  • Tratamentos de doenças

Além dos atendimentos emergenciais, este tipo de tratamento pode ser utilizado ainda para controlar situações médicas ou até mesmo tratar pacientes com bronquite, asma, embolia pulmonar e algum tipo de insuficiência cardíaca.

O atendimento da equipe médica deve ser sempre voltado para as demandas dos pacientes

Para que os pacientes sejam atendidos de forma correta, com todas as suas demandas supridas, é essencial que a equipe médica saiba como conduzir o equipamento para cada caso específico.

Portanto, apesar do paciente passar pelo atendimento médico, onde a sua prescrição será dada, é essencial que seu uso dentro da oxigenoterapia seja acompanhado, para que a equipe médica esteja ciente de qualquer mudança em seu quadro.

Dessa forma, é essencial frisar o monitoramento do tratamento e do desempenho do equipamento, para que os sintomas sejam aliviados com sucesso.

Nestes casos, a abordagem é essencial para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Equipamento completo para um bom atendimento

Além da equipe médica zelar por seu paciente no momento de seu atendimento, é extremamente importante que o equipamento deste tipo de tratamento seja reconhecido pelos profissionais e conduzido de forma correta.

Normalmente, os equipamentos utilizados no momento do atendimento da oxigenoterapia são a cânula nasal, cateteres transtraqueal, máscaras faciais, máscaras de inalação e o cilindro de oxigênio.

Cada paciente poderá exigir o uso de equipamentos específicos no momento de seu atendimento e, para que isto ocorra da melhor forma possível, é essencial que a equipe domine o seu uso e que o ambiente hospitalar seja capaz de atender as demandas de cada paciente.

A Oxigenoterapia é uma prática utilizada em casos específicos e, para que o tratamento do paciente ocorra da melhor forma, é essencial compreender quando utilizar este tipo de atendimento e entender  quais são os cuidados necessários para que haja êxito nos resultados dos pacientes.

Leia também: Oxigenoterapia, saiba tudo sobre o tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *