Oxigenoterapia: guia definitivo, saiba pra que serve, tipos e objetivos

Tempo de leitura: 8 minutos

Na oxigenoterapia, o ar respirável do paciente é enriquecido com oxigênio vital. No caso de doenças pulmonares graves, como DPOC e enfisema pulmonar, os órgãos ainda podem ser suficientemente supridos com oxigênio. 

Leia aqui quando a oxigenoterapia é importante, como funciona e o que precisa ser considerado na abordagem desse método de tratamento!

Se você está buscando informações específicas sobre oxigenoterapia, não perca mais tempo procurando. Temos um índice detalhado que lista todos os tópicos abordados em nosso guia. Arrasta pra baixo!

O que é oxigenoterapia?
Oxigenoterapia – melhor suprimento de oxigênio
Quando você faz oxigenoterapia?
Quais são as doenças tratadas com oxigenoterapia?
Quais são os tipos de oxigenoterapia?
Qual a importância da oxigenoterapia?

Oxigenoterapia: guia definitivo, saiba pra que serve, tipos e objetivos – Fonte: Canva.com

O que é a oxigenoterapia? 

A oxigenoterapia é um método de tratamento que proporciona oxigênio extra aos pulmões quando os níveis de oxigênio no sangue estão muito baixos.

O oxigênio é um gás que compõe cerca de 21% do ar que respiramos. Os pulmões retiram oxigênio do ar e o transferem para a corrente sanguínea 

O oxigênio é necessário para queimar combustível que libera energia, como o combustível no carro, por exemplo. Da mesma forma, todos os seres vivos precisam de oxigênio para abastecer o corpo. 

Sem oxigenação adequada, as células funcionam mal e eventualmente morrem. Muitas doenças, especialmente doenças pulmonares, reduzem a quantidade de oxigênio no sangue. Nesses casos, os pacientes podem se beneficiar de oxigênio suplementar. 

Os médicos costumavam dar oxigênio suplementar a muitas pessoas doentes. No entanto, foi comprovado que o oxigênio só ajuda quando o nível de oxigênio do paciente está realmente baixo. Muito oxigênio acaba por danificar os pulmões ao longo do tempo.

Para garantir que o oxigênio seja administrado apenas às pessoas que precisam dele, os médicos verificam o nível de oxigênio no sangue usando um exame de sangue ou sensor de dedo (oxímetro de pulso). 

Uma vez determinada a quantidade de oxigênio necessária, as configurações de fornecimento de oxigênio por unidade de tempo conseguem ser ajustadas usando a oximetria (quanto oxigênio o paciente precisa por minuto). 

Oxigenoterapia – melhor suprimento de oxigênio

As terapias de oxigênio são métodos da medicina em que o oxigênio é usado – puro, como uma mistura de ozônio-oxigênio ou na forma de ar em que o oxigênio é mais fortemente enriquecido. 

O objetivo é melhorar o fornecimento de oxigênio ao organismo. Sem oxigênio suficiente, o corpo não consegue manter as funções vitais porque as células precisam dele para o seu metabolismo funcionar corretamente.

Nos pulmões, os glóbulos vermelhos são enriquecidos com oxigênio e depois bombeados pelo coração através da corrente sanguínea por todo o corpo. Lá eles entregam o oxigênio para as células. 

Se houver um suprimento insuficiente de oxigênio, por exemplo, devido a uma doença pulmonar, insuficiência cardíaca ou outras doenças cardíacas ou vasculares, isso pode ter consequências negativas para a saúde. 

Uma necessidade aumentada de oxigênio, por exemplo, através de atividades físicas como esportes ou outro esforço físico ou mental e inflamação crônica também acabam por resultar em deficiência de oxigênio.

Quando você faz oxigenoterapia?

A oxigenoterapia é utilizada em doenças em que um suprimento adequado de oxigênio não consegue ser garantido de outra forma. Nessas doenças, a absorção de oxigênio nas células vermelhas do sangue não é suficiente para fornecer nutrientes suficientes aos órgãos do corpo.

Essa falta crônica de oxigênio é chamada de insuficiência respiratória hipoxêmica crônica. 

É definida como uma queda múltipla da pressão arterial de oxigênio abaixo de 55 mmHg em três semanas em condições de repouso e concentração normal de oxigênio atmosférico, determinada por gasometria. 

Em pacientes com DPOC e Policitemia secundária simultânea (aumento do número de glóbulos vermelhos), a oxigenoterapia é indicada mesmo se a pressão de oxigênio no sangue cai abaixo de 60mmHg.

As doenças mais comuns com hipoxemia são:

  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Enfisema pulmonar
  • Doenças do andaime pulmonar, como a sarcoidose
  • Fibrose cística ( mucoviscidose )
  • Hipertensão pulmonar 
  • Insuficiência cardíaca crônica grave.
  • Miastenia Gravis.

Se a hipoxemia ocorrer apenas à noite ou se a condição do paciente não melhorar com a oxigenoterapia, a oxigenoterapia deve ser substituída ou complementada com outro tratamento.

Quais doenças são tratadas com oxigenoterapia?

  • Doenças respiratórias, doença pulmonar obstrutiva (DPOC), asma brônquica, enfisema pulmonar, insuficiência dos músculos respiratórios, doenças da parede torácica, doenças do esqueleto pulmonar, danos pulmonares na fibrose cística (fibrose cística);
  • Danos hepáticos e renais (atenuantes).
  • Câncer de pulmão, terapia de câncer que acompanha quimioterapia e radioterapia;
  • Doenças neurológicas: esclerose múltipla, doenças neuromusculares;
  • Complexo de sintomas reumáticos;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Inalação de fumaça / intoxicação por CO².

Quais são os tipos de oxigenoterapia?

Há três tipos mais comuns de oxigenoterapia, cada qual com os seus aspectos individuais na hora do tratamento do paciente. São eles: 

Oxigenoterapia de alto fluxo

A oxigenoterapia de alto fluxo é uma forma não invasiva de suporte respiratório para pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica. 

Uma mistura de oxigênio-gás é aplicada por meio de uma sonda nasal especial ou máscara fornecida para esse fim com um fluxo de gás superior a 15 litros/min.

Com a terapia de alto fluxo, o paciente pode receber até 60 l/min de oxigênio. Este primeiro é aquecido e umedecido através da umidificação ativa. 

Esta forma de suporte respiratório foi originalmente usada principalmente em neonatologia e pediatria, mas está sendo cada vez mais usada para pacientes de todas as idades em unidades de terapia intensiva e em atendimento de emergência.

Oxigenoterapia de baixo fluxo

Ideal para pacientes com baixos níveis de oxigênio, como a maioria dos asmáticos, acaba por reduzir a taxa de oxigênio por minuto controlada pelo dispositivo que está sendo usado.

Na grande maioria, proporciona aos pacientes mobilidade, o que contribui para que consigam realizar suas atividades normais.

Oxigenoterapia hiperbárica

Oxigenoterapia hiperbárica é um método de tratamento médico no qual o oxigênio 100% puro é administrado com a ajuda de pressão positiva em todo o corpo de maneira controlada em períodos e intervalos previamente definidos. 

Ao combinar 100% de oxigênio com a aplicação simultânea de pressão positiva, é possível atingir pressões parciais de oxigênio no sangue e nos tecidos que não seriam alcançáveis ​​apenas com o uso de oxigênio puro ou apenas pressão positiva.

Essas pressões parciais de oxigênio altas têm vários efeitos diretos e indiretos no corpo humano. A maioria desses efeitos são úteis para aliviar ou curar doenças e, em casos selecionados, são até muito eficazes.

Qual a importância da oxigenoterapia? 

O oxigênio está no início da vida – com a primeira respiração, o indivíduo vivo passa a depender de um suprimento constante de alimentos e oxigênio, necessário para manter a combustão em todas as células do corpo.

Embora seja indiscutível que os seres humanos não podem viver sem oxigênio, muitos pacientes com doenças respiratórias e pulmonares acham difícil aceitar que precisam de oxigênio como terapia não apenas temporária, mas continuamente e, portanto, devem usá-lo continuamente.

Com a ajuda do oxigênio, o coração pode ser efetivamente aliviado e voltar a funcionar com mais eficiência. A oxigenoterapia de longa duração é uma terapia eficaz, sem efeitos colaterais significativos. 

As dificuldades associadas à oxigenoterapia de longo prazo podem ser superadas se o médico estiver familiarizado com todas as possibilidades e o paciente estiver bem informado e motivado para realizar o tratamento. 


Se você ou alguém próximo está enfrentando dificuldades de respiração, a oxigenoterapia pode ser uma solução eficaz. Aqui na Constamed, você encontra uma variedade de produtos para ajudar na oxigenoterapia, incluindo concentradores de oxigênio portáteis, cilindros de oxigênio, máscaras e tubos. Todos os nossos produtos são de alta qualidade e garantidos para atender às suas necessidades. Não perca mais tempo, peça agora e comece a sentir a diferença na sua respiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *