Reading time: 3 minutes
A Oxigenoterapia e a nebulização são práticas oferecidas para pacientes que possuem algum tipo de deficiência em seu sistema respiratório e, por isto, necessitam de tratamentos para aumentar a sua qualidade de vida.
É essencial buscar por um acompanhamento médico e fazer os exames necessários para compreender qual tipo de tratamento é adequado para cada caso específico e, com isto, colocar em prática de forma correta.
Continue lendo a seguir e conheça melhor a relação entre a oxigenoterapia e a nebulização nestes tipos de tratamentos.
Saiba qual a relação entre oxigenoterapia e nebulização
A oxigenoterapia é uma prática que se refere à administração de uma suplementação do uso do oxigênio para o organismo de um indivíduo que sofre desta carência, buscando manter os níveis normais e saudáveis para o corpo.
Dessa forma, o principal objetivo deste tipo de tratamento é fazer com que os níveis de oxigênio que são encontrados com as trocas de tecidos aumentem e, com isto, o paciente possa eliminar os sintomas dos níveis baixos.
E, o conjunto para efetuar a nebulização tem como função o desenvolvimento da atividade no momento da inalação, realizando a facilitação do uso de medicamentos que podem ser aplicados por meio da umidificação e vaporização, a fim de realizar o tratamento de alguma doença ou condição específica.
O uso destes medicamentos é realizado através da passagem do oxigênio, no momento da inalação, por um ar comprimido com medicinas necessárias, sendo essencial para o uso em diversos procedimentos e tratamentos médicos.
Saiba quais são as principais alterações dentro do funcionamento do sistema respiratório:
- Alterações primárias conhecidas, como a hiperventilação, hipoxia e hipoventilação;
- Doenças ou condições que alterem de alguma forma o modo de transporte de oxigênio, fazendo com que o sistema respiratório se encontre comprometido;
- Ventilar o sistema respiratório e as vias aéreas.
O principal tipo de equipamento utilizado dentro destes tipos de tratamentos é a máscara de oxigênio, envolvendo o acompanhamento de pacientes que necessitem de ventilação ou se encontrem em estados mais críticos, como na terapia intensiva.
Mas, além de ser realizada em ambientes hospitalares, é possível realizar a nebulização em casa, colocando a medida correspondente de soro fisiológico e, depois da montagem do aparelho, posicionando a máscara corretamente, próxima à região do nariz.
O recomendado é respirar o ar de olhos fechados e manter uma postura ereta, mantendo as costas apoiadas.
Entenda a finalidade da nebulização para os pacientes
A nebulização é um tratamento utilizado com uma finalidade específica de tratar e desobstruir as vias respiratórias do paciente, permitindo que a sua respiração aconteça de forma livre e facilitada.
Além disso, é possível utilizar esta técnica para umidificar as vias aéreas e, com isto, eliminar com mais facilidade as secreções que se tornam danosas com o seu grande acúmulo.
Este é considerado um dos melhores e principais tipos de tratamentos caseiros para inflamação de vias aéreas e eliminação de secreções, impedindo que o seu alojamento nestas regiões se agrave e se transforme em uma inflamação.
Dessa forma, é possível optar por este método econômico para tratar e prevenir doenças inflamatórias.
Este tratamento é realizado de forma simples e fácil, podendo ser adaptado por pacientes de todas as idades, de acordo com a recomendação do médico responsável por cada tipo de quadro diferente.
Invista na oxigenoterapia e nebulização para ter mais saúde e cuidar da melhor forma das suas vias respiratórias, através de um tratamento caseiro e econômico, recomendado por profissionais da área da saúde como uma ótima opção.
Leia também: Oxigenoterapia, saiba tudo sobre o tratamento