Qual a melhor cadeira de rodas e os tipos?

Tempo de leitura: 7 minutos

Dispositivos de mobilidade, incluindo cadeira de rodas, são uma parte essencial da vida diária de pessoas com deficiência motora. Uma cadeira de rodas pode melhorar o acesso aos serviços diários e também a qualidade de vida.

Há algumas coisas a considerar antes de comprar uma para você ou para um ente querido. 

Neste guia, descrevemos os diferentes tipos de cadeira de rodas disponíveis, juntamente com os principais benefícios para ajudá-lo a encontrar o modelo certo para você.

Olhe este guia! Entenda nos próximos tópicos:

Tipos de cadeiras de rodas
A cadeira de rodas é adequada para você?
Modelos de cadeiras de rodas
Soluções complexas para cadeiras de rodas
Usando sua cadeira de rodas
Transporte público e cadeiras de rodas

Qual a melhor cadeira de rodas e os tipos – Fonte da Imagem: Canva.com

Tipos de cadeiras de rodas

Os diferentes tipos de cadeira de rodas podem ser amplamente separados em manuais e motorizadas. Cadeiras de rodas manuais precisam ser impulsionadas ou empurradas pelo usuário ou por um cuidador. 

Como o nome sugere, as cadeiras de rodas motorizadas possuem motor e bateria recarregável e são movidas por meio de um controle manual no apoio de braço, exigindo apenas um esforço mínimo do usuário.

Quando se trata de cadeira de rodas manuais, existem modelos automotores e de trânsito. Cadeiras de rodas automotivas permitem que você se empurre usando o aro de mão nas grandes rodas traseiras. 

Essas cadeiras de rodas geralmente também vêm com uma alça traseira para o cuidador empurrar quando apropriado.

Cadeiras de rodas de transporte ou dobráveis têm rodas traseiras menores e só podem ser empurradas por um cuidador. Esses modelos geralmente são mais leves e podem ser dobrados para caber no porta-malas de um carro.

A cadeira de rodas é adequada para você?

Uma cadeira de rodas oferece maior liberdade para pessoas com mobilidade limitada como resultado de deficiência ou problema de saúde, seja de curto prazo ou mais permanente. 

Embora haja benefícios óbvios em usar uma cadeira de rodas, decidir se uma é a certa para você acaba sendo uma decisão pessoal ou familiar.

A maioria das cadeiras de rodas é projetada para manobrar em espaços pequenos e apertados, tornando-as adequadas para uso doméstico. 

Cadeiras de rodas mais robustas são projetadas para serem levadas para fora e podem até ser usadas em terrenos difíceis, como calçadas e declives.

Uma cadeira de rodas pode ser usada em conjunto com outros auxiliares de mobilidade ou formas de transporte.

Cadeiras de rodas dobráveis, por exemplo, são leves e cabe no porta-malas do carro, tornando-as adequadas para uso em viagens ou quando um auxiliar de mobilidade maior pode ser muito pesado.

As cadeiras de rodas também podem fornecer assistência temporária quando você está se recuperando de uma lesão ou operação. Isso permite que você continue a manter sua independência, evitando a fadiga ou um atraso na recuperação causado por muita atividade física.

Modelos de cadeiras de rodas

Depois de considerar como e onde usará sua cadeira de rodas, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos disponíveis.

  • Cadeira de rodas de viagem

Leve e dobrável, uma cadeira de rodas para viagem ou trânsito é uma opção ideal para pessoas que precisam usar uma com pouca frequência ou apenas por curtos períodos de tempo. 

Essas cadeiras de rodas têm uma estrutura ultraleve e rodas pequenas, tornando-as fáceis de levantar e dobrar no porta-malas de um carro padrão.

Uma cadeira de rodas de viagem também é uma boa opção para aqueles momentos em que sua cadeira padrão ou auxiliar de mobilidade não é conveniente. 

  • Cadeiras de rodas automotoras

Uma cadeira de rodas automotora oferece independência e flexibilidade. Essas cadeiras de rodas podem ser impulsionadas pelo usuário ou empurradas com a ajuda de um cuidador.

Esta é uma opção ideal para quem quer se locomover sem ajuda em casa, ganhando as características de uma cadeira de rodas de trânsito, inclusive sendo leve e fácil de transportar em viagens.

  • Cadeiras de rodas motorizadas

Cadeiras de rodas motorizadas, também conhecidas como cadeiras de rodas motorizadas ou elétricas, fornecem o mais alto nível de independência e conveniência. 

Eles têm uma alavanca no apoio de braço para controlar a velocidade e a direção, a inclusão de um motor facilita a navegação nas encostas, enquanto o pequeno círculo de giro permite o uso interno e externo.

As cadeiras de rodas motorizadas atingem uma velocidade máxima de cerca de 5 km/h, permitindo realizar atividades a uma velocidade de caminhada. Eles ocupam menos espaço do que uma scooter de mobilidade e são mais manobráveis, tornando-os mais adequados para uso interno.

Soluções complexas para cadeiras de rodas

Para pessoas com desafios de mobilidade mais complexos, é preferível uma solução de cadeira de rodas individualizada.

Usuários de cadeiras de rodas complexas geralmente têm problemas significativos de mobilidade como resultado de lesões traumáticas, doenças neuromusculares ou distúrbios congênitos. 

Para essas pessoas, a capacidade de adaptar completamente suas cadeiras de rodas para atender às suas necessidades e requisitos oferece o nível ideal de conforto e independência.

Usando sua cadeira de rodas

Ao levar sua cadeira de rodas para casa pela primeira vez, reserve um tempo para fazer os ajustes necessários para conforto e ajuste. Isso pode incluir aumentar ou diminuir a altura do assento, ajustar o ângulo das rodas e mover a placa dos pés.

Certifique-se de saber onde estão os freios e como aplicá-los. E pratique entrar e sair da cadeira, com ou sem ajuda.

Se você estiver usando uma cadeira de rodas motorizada, familiarize-se com os controles e pratique o movimento para frente, virando e dando ré em uma superfície plana e clara.

Considere onde você guardará quando não estiver sendo usada. Se você tiver uma cadeira de rodas motorizada, precisará ter acesso fácil a um ponto carregador para carregá-lo entre os usos.

Sua cadeira de rodas deve receber manutenção regularmente. Cadeiras de rodas motorizadas devem receber manutenção anualmente, enquanto cadeiras de rodas manuais devem receber manutenção de acordo com o uso. 

Antes de usar, verifique se os pneus estão cheios e se tudo está seguro. Faça todos os ajustes no apoio para os pés ou braços para garantir uma viagem segura e confortável.

Certifique-se de não sobrecarregar a cadeira com bolsas que possam fazer com que ela tombe. Se você estiver viajando em colinas ou encostas, considere adicionar um cinto de segurança para evitar quedas para a frente.

Por fim, planeje sua rota e saiba para onde está indo. Se você for usar o transporte público, verifique quais serviços acessíveis estão disponíveis. Se puder, evite estradas movimentadas e calçadas estreitas e atravesse a rua nas faixas de pedestres sinalizadas.

Transporte público e cadeiras de rodas

A maioria dos serviços de transporte público é acessível para cadeira de rodas e tanto cadeiras de rodas manuais quanto motorizadas podem ser transportadas a bordo.

Se estiver viajando de ônibus ou bonde, verifique se sua rota oferece serviços acessíveis. Às vezes, a operadora adiciona um serviço acessível se você solicitar com antecedência – então não custa nada verificar.

O motorista estenderá uma rampa para ajudá-lo a passar do meio-fio para o ônibus ou bonde. Quando chegar a hora de desembarcar, eles estenderão a rampa para você novamente.

A escolha da cadeira de rodas certa significa maior qualidade de vida e a acessibilidade é um direito de todos. Esperamos que este texto tenha te ajudado a realizar a melhor escolha!

Conheça o nosso site, navegue em nosso catálogo e veja as opções de cadeira de rodas disponíveis. Em caso de dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe, teremos o prazer em ajudá-lo(a)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *