DEA: Desfibrilador Externo Automático Saiba o que é e como funciona!

Reading time: 2 minutes

O que é o DEA?

O Desfibrilador Externo Automático (DEA) é um dispositivo portátil eletrônico capaz de analisar o ritmo cardíaco de uma pessoa durante uma parada cardíaca, utilizando o sinal de Eletrocardiografia (ECG). Caso necessário, o DEA emite um choque elétrico para restaurar o ritmo normal dos batimentos cardíacos.

DEA Desfibrilador externo automático
RCP e Desfibrilador Externo Automático DEA Fonte: Canva Pro.

Como Funciona?

O ritmo cardíaco refere-se à sequência regular de contrações do coração, que ocorrem de forma coordenada para bombear o sangue pelo corpo. Essas contrações rítmicas do músculo cardíaco são controladas por impulsos elétricos. Quando ocorre uma alteração nesse ritmo, podem surgir arritmias cardíacas, condições perigosas que afetam a capacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente.

O DEA foi projetado com facilidade de uso e inclui um sistema de voz que guia o usuário durante todo o processo. Ao ser ativado, o DEA analisa o ritmo cardíaco e determina se é necessário aplicar um choque elétrico. Em caso afirmativo, o DEA carrega uma carga elétrica e emite um choque para restabelecer o ritmo cardíaco adequado.

Em caso de suspeita de uma parada cardíaca, peça imediatamente ajuda ligando para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no número 192, enquanto inicia os primeiros socorros.

É fundamental ter DEA em locais públicos devido ao fato de que a parada cardíaca é uma das principais causas de morte em todo o mundo, muitas vezes ocorrendo de forma súbita fora do ambiente hospitalar.

Ter um DEA em locais com grande fluxo de pessoas, como shopping centers, aeroportos e estádios esportivos, garante um atendimento rápido e eficiente.

No Brasil, a legislação referente aos desfibrilador externo automático é regulada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os Desfibriladores devem ser registrados na ANVISA e cumprir requisitos de segurança elétrica, desempenho eletromagnético, funcionalidade, ergonomia, instruções de uso, treinamento e manutenção.

O DEA deve ser armazenado em local de fácil acesso, com sinalização indicativa, e deve ser inspecionado e mantido regularmente para garantir seu funcionamento adequado em situações de emergência.

É importante ressaltar que a legislação brasileira também exige treinamento adequado para o uso do DEA. Os usuários devem ser treinados em RCP, e esse treinamento deve ser atualizado regularmente de acordo com as diretrizes vigentes.

Nós do Seu Resgate, temos uma Parceria com a Constamed, lá você encontra uma variedade de modelos de Desfibriladores, CLIQUE AQUI entre no site e confira as ofertas dos desfibriladores e do Kit CIPA “

Saiba mais sobre Kit Cipa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *