Síndrome de Burnout: Reconhecendo o Esgotamento Profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

A Síndrome de Burnout é um problema crescente no mundo moderno, especialmente no contexto profissional. Essa síndrome é caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal, essa condição afeta a saúde física e mental de milhões de pessoas em todo o mundo.

A síndrome de Burnout é uma resposta prolongada ao estresse crônico no ambiente de trabalho. Ela pode ocorrer em qualquer profissão, mas é mais comum em áreas que envolvem um alto nível de interação interpessoal e demandas emocionais, como saúde, educação, serviços sociais, bombeiros e advogados.

Síndrome de Burnout
Síndrome de Burnout. Fonte: Freepik.

Sinais e Sintomas

  • Falta de motivação
  • Estresse
  • Dificuldade de concentração
  • irritabilidade
  • Exaustão física e mental
  • Dor de cabeça frequente
  • Insônia
  • Sentimentos de fracasso e insegurança
  • Negatividade constante
  • Sentimentos de derrota e desesperança
  • Sentimentos de incompetência
  • Alterações repentinas de humor
  • Isolamento
  • Pressão alta
  • Dores musculares

Nos casos mais graves a pessoa pode desenvolver depressão e crises de ansiedade.

Fatores de risco

Embora a síndrome de Burnout seja multifatorial, algumas causas comuns são:

  • Sobrecarga de trabalho, uma carga excessiva de tarefas, prazos apertados, pressões e cobranças constantes, podem levar ao esgotamento físico e mental.
  • A falta de autonomia e decisões limitadas no ambiente de trabalho podem contribuir para sentimento de impotência e frustração.
  • A ausência de apoio social e emocional, tanto dos colegas quanto dos superiores hierárquicos, pode agravar os sintomas de Burnout.
  • Desconexão entre valores pessoais e profissionais: Quando há uma grande discrepância entre os valores individuais e as demandas do trabalho, pode surgir um sentimento de desgaste e desmotivação.

Diagnóstico

A Síndrome de Burnout é diagnosticada por um profissional especializado após uma análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde mais adequados para identificar o problema e orientar o tratamento mais adequado, de acordo com cada caso.

Muitas pessoas não buscam ajuda médica por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas, frequentemente, acabam negligenciando a situação sem ter consciência de que algo mais sério pode estar acontecendo por trás daquilo.

Amigos próximos e familiares podem desempenhar um papel importante no início, ajudando a pessoa a reconhecer os sinais de que ela precisa de ajuda. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) está disponível para oferecer tratamento abrangente e gratuito, desde o diagnóstico até o tratamento medicamentoso. Os Centros de Atenção Psicossocial, que fazem parte da RAPS, são os locais mais indicados para buscar ajuda.

Tratamento

Terapia: Em caso de suspeita procure ajuda profissional, não sinta vergonha em buscar ajuda.

Autocuidado: Priorize sua saúde física e mental através da estabelecimento de uma rotina de sono adequada, alimente-se de forma saudável, faça exercícios físicos regularmente, bem como reserve tempo para atividades de lazer e relaxamento.

Busque apoio: Compartilhe seus sentimentos com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental. O apoio social pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer perspectivas diferentes.

Busque suporte no ambiente de trabalho: Converse com colegas e superiores sobre suas preocupações e busque soluções colaborativas para lidar com o estresse e melhorar as condições de trabalho.

Pratique técnicas de gerenciamento do estresse: Busque técnicas de relaxamento, assim como, meditação, ou ioga. Tenha um Hobby, essas práticas podem ajudar a reduzir a ansiedade e promover o equilíbrio emocional.

Avalie suas prioridades:

Reflita sobre seus valores e objetivos pessoais, a fim de garantir que estejam em harmonia com o ambiente de trabalho atual. Se perceber que suas metas e aspirações estão desalinhadas com o contexto profissional atual, considere fazer mudanças dentro ou fora do ambiente de trabalho, ou ainda buscar novas oportunidades profissionais, de forma a alinhar-se plenamente com seus propósitos e ambições.

Clique aqui para entrar no site da Constamed, lá você encontra diversos produtos voltados à saúde.

Leia Mais:

Material de Referência

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout

3 Comentários


  1. Muito boa análise amigo, são tempos difíceis e que exigem um auto-cuidado muito maior. Obrigado pelas dicas 👍🏽

    Responder


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *