Entenda o que é e o que a CIPA faz

Entenda o que é e o que a CIPA faz

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A CIPA é uma Comissão que atua diretamente na prevenção de qualquer tipo de doença ou acidente que esteja ligado às atividades de uma empresa, sendo considerada uma grande garantia para os funcionários.

Mas, antes de contar com o auxilio da CIPA dentro de uma empresa, é essencial compreender mais sobre as suas funções e o que é exatamente esta Comissão.

Dessa forma, para saber mais sobre o que a CIPA faz e seu papel, continue lendo a seguir e entenda quais são as suas principais funções.

O que a CIPA faz?
Quais são as principais atribuições desta comissão?
Como a CIPA é constituída?

O que a CIPA faz?

CIPA é a sigla que define a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, um órgão desenvolvido por uma exigência feita pelo governo federal, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho ou CLT.

Neste sentido, o principal objetivo desta Comissão é a prevenção de qualquer tipo de acidente ou doença voltado para as atividades laborais e, todas as suas orientações e cuidados são desenvolvidos a partir das determinações estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a sua norma regulamentadora, as diretrizes que são determinadas para a CIPA têm finalidades de prevenir qualquer tipo de dano que as atividades do trabalho podem trazer promovendo mais saúde e qualidade de vida para todos os trabalhadores.

E, por isto, ao declarar o que a CIPA faz, é correto dizer que ela é considerada um comitê, que apresenta em sua formação colaboradores da empresa, que são escolhidos como representantes através de uma eleição democrática.

A CIPA atua diretamente na harmonia para com os trabalhadores, visando sempre a qualidade de vida no trabalho e uma boa relação entre sua vida pessoal e profissional, principalmente quando o assunto é saúde.

Acesse para saber Quando e Onde se Aplica CIPA 

Quais são as principais atribuições desta comissão?

Depois de entender o que a CIPA faz e quais são seus principais objetivos, é necessário saber mais sobre suas atribuições, para reconhecer qual a sua dinâmica e atuação dentro de uma empresa.

A sua atuação se dá em conjunto com o SESMT – Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho e, com isto[L1] , é buscado atuar com união aos funcionários da empresa, para que situações indesejadas no dia a dia do trabalho possam ser evitadas.

Dessa forma, esta comissão se encarrega de diversas atribuições, promovendo ações informativas, que são essenciais para que toda a equipe de colaboradores entenda a importância de exercer suas funções com cuidado, a fim de prevenir qualquer tipo de acidente no trabalho.

Entre todas as suas principais atribuições, estão:

  • Identificar todos os principais riscos que podem existir dentro da empresa, elaborando um mapa completo e detalhado sobre eles;
  • Analisar quais são os planos preventivos que podem ser aplicados na equipe;
  • Desenvolver ações que favoreçam a saúde dos funcionários, informando-os através de eventos, palestras e outros recursos que sirvam para sua conscientização;
  • Controle e atuação ativa, oferecendo medidas de prevenção para os acidentes;
  • Realizar vistorias periódicas em toda a empresa, para garantir que todos os devidos cuidados estão sendo tomados;
  • Analisar com afinco todo o ambiente empresarial, a fim de verificar se existem reparos há serem feitos para melhorar a qualidade de vida de todos os trabalhadores;
  • Divulgar e tornar cientes todos os trabalhadores, para que as medidas de prevenção fiquem conhecidas e possam ser executadas em todos os setores;
  • Reunir-se junto ao SESMT e promover eventos de conscientização, como a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, para que todos os trabalhadores possam entender de forma completa quais são os seus direitos e deveres dentro da empresa, cuidando de sua saúde no ambiente de trabalho.

Além de todas as atribuições listadas acima, é possível ainda encontrar atividades da CIPA junto com sua norma, a NR-5, que conta com uma participação ativa e anual em um importante evento, que tem como principal objetivo prevenir e orientar sobre a AIDS.

Como a CIPA é constituída?

Muitas pessoas se perguntam e levantam duvidas sobre a constituição das empresas e o que a CIPA faz em seu comitê.

Existem algumas regras que definem se realmente a empresa deve fazer parte destes cuidados e, dessa forma, é preciso reconhecer que as pequenas empresas, que contam com um número limitado de 19 colaboradores em sua equipe, não precisam necessariamente fazer parte.

Mas, apesar disso, é preciso designar uma pessoa responsável para que todos os seus objetivos sejam cumpridos da melhor forma possível.

Acesse e Entenda porque a CIPA tem Estabilidade e Benefícios

Quando a empresa possui 20 funcionários ou mais, é preciso seguir todas as exigências e determinações realizadas pela CIPA, para que toda a sua equipe tenha acesso aos cuidados oferecidos por este tipo de comissão.

É essencial compreender o que a CIPA faz, para entender seus benefícios para a equipe dos funcionários de uma empresa, assegurando que todas as suas funções sejam desempenhadas de forma segura, visando sempre os cuidados com a sua saúde e bem estar.

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