Oxímetro: pra que serve, como usar, tipos e recursos

Tempo de leitura: 8 minutos

O Oxímetro é um instrumento que permite aos profissionais da saúde e pacientes mensurar de forma simples e indolor os níveis de saturação de oxigênio e a frequência de pulso. Mas você sabe como ele funciona na prática?

De forma simplificada, ele mede rapidamente quanto oxigênio existe no sangue e com que eficiência ele está sendo transportado para as extremidades mais distantes do corpo, incluindo braços e pernas.

O procedimento é frequentemente utilizado em ambientes de cuidados intensivos e em consultórios médicos devido à sua portabilidade e eficiência, mas também pode ser utilizado em casa.

Olhe este guia definitivo! Acompanhe os próximos tópicos:

Quando o oxímetro pode ser utilizado?
Como o oxímetro funciona?
Precisão na medição do oxímetro
Quais os oxímetros disponíveis no mercado?
Oxímetro de dedo
Oxímetro portátil
Oxímetro de mesa
Sensores usados no pulso
Oxímetro de pulso fetal
Como escolher o melhor oxímetro?

Oxímetro: pra que serve, como usar, tipos e recursos
Oxímetro: pra que serve, como usar, tipos e recursos – Fonte da Imagem: Canva.com

Quando o oxímetro pode ser utilizado?

Além de serem utilizados em verificações de rotina, o oxímetro é utilizado principalmente em indivíduos com problemas de saúde ou em situações clínicas que possam afetar os níveis de saturação de oxigênio, como:

  • Parada cardíaca
  • Asma ou qualquer tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica 
  • Síndrome da insuficiência respiratória aguda
  • Intubação endotraqueal
  • Apnéia do sono
  • Qualquer outra queixa respiratória

Há uma razão pela qual o oxímetro de pulso é amplamente utilizado em instalações médicas, hospitais e até mesmo nas casas dos pacientes. Ele traz uma série de benefícios como:

  • Acessível e simples de usar
  • Eficiente, não invasivo e indolor
  • Essencial no monitoramento de certas doenças crônicas e condições de saúde
  • Ideal para uso contínuo, o que é benéfico para pacientes com certas condições de sono (por exemplo, apneia do sono)
  • Eficaz em manter o uso de oxigênio preciso
  • Capaz de alertar pacientes e cuidadores desde o início sobre níveis baixos de saturação de oxigênio no sangue que se aproximam ou existem
  • Útil para registrar tendências de saturação de oxigênio (por exemplo, durante atividade física) para que os pacientes ajustam facilmente a quantidade de oxigênio de acordo com suas necessidades

Como o oxímetro funciona?

O oxímetro é preso a uma parte do corpo, geralmente no dedo da mão, do pé ou no lóbulo da orelha. 

Quando um oxímetro é preso a uma parte do corpo, um lado emite LEDs vermelhos e infravermelhos através de uma parte relativamente transparente da pele, geralmente onde há bom fluxo sanguíneo, enquanto o outro lado recebe essa luz.

O princípio desta tecnologia é que a hemoglobina oxigenada pode absorver mais luz infravermelha, permitindo que menos luz vermelha passe.  Por outro lado, a hemoglobina desoxigenada absorve mais luz vermelha, permitindo que mais luz infravermelha passe.

Simplificando, a proporção de luz vermelha para infravermelha transmitida pelo sangue fornece a medição da saturação de oxigênio.

Inicialmente, o aparelho soma a intensidade de ambas as luzes para representar as duas frações de sangue oxigenado e desoxigenado. Em seguida, o dispositivo detecta o pulso e subtrai a intensidade da cor detectada se o pulso estiver ausente.

A intensidade restante deve representar o sangue com oxigênio, que é então exibido como uma porcentagem da saturação de oxigênio na tela eletrônica do oxímetro.

Precisão na medição do oxímetro

Embora o oxímetro forneça teste bastante preciso e com resultados com apenas 2% de diferença da leitura real, certos fatores podem afetar sua precisão.

Esmalte

Colocar a sonda no dedo com esmalte ou qualquer pigmento pode interferir nas leituras da oximetria de pulso, pois a cor pode absorver a luz emitida, impossibilitando a detecção da hemoglobina oxigenada.

Antes de prender a sonda no dedo da mão ou do pé do paciente, verifique a presença de esmalte de unha e remova-o. 

Caso não seja possível retirar o verniz do dedo antes do teste, como em casos de emergência, pode-se virar o medidor de lado, pegando apenas a pele ou encontrar outro local possível para medição.

Exposição à luz brilhante direta

Outros fatores que podem afetar as leituras da oximetria de pulso incluem a presença de luz brilhante direta na sonda, como luz solar ou luz operacional.

Embora o dispositivo tenha uma borracha macia que o protege da luz, pode não conseguir evitar que a luz forte incida diretamente no dispositivo. Certifique-se de realizar o procedimento em uma sala com iluminação adequada.

Movimento do paciente

O movimento do paciente pode causar uma leitura imprecisa, pois o aparelho pode se deslocar facilmente. Com isso, se o paciente estiver tremendo ou agitado, você pode manter a mão firme ou esperar até que o tremor se dissipe antes de retomar o teste.

Outras limitações do oxímetro o também incluem alterações no pulso do paciente, envenenamento por monóxido de carbono, lipídios no plasma sanguíneo, níveis de bilirrubina ou mãos frias e úmidas ou má circulação.

Quais os oxímetros disponíveis no mercado?

Existem diferentes tipos de oxímetro no mercado, embora basicamente executem a mesma função que é medir os níveis de saturação de oxigênio no sangue. No entanto, cada tipo vem com seus prós e contras específicos.

Por exemplo, se você só precisa verificar seus níveis de oxigênio no sangue periodicamente, o pequeno oxímetro em forma de clipe deve funcionar bem para você.

Em alguns casos, no entanto, como em indivíduos com doenças crônicas, eles podem precisar de um modelo construído para uso constante para acompanhar o monitoramento contínuo. Os tipos de oxímetro mais comuns são:

Oxímetro de dedo

Existe o tipo portátil ou o oxímetro de dedo, que é a versão mais utilizada em casa, assim como em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos médicos. É acessível e simples de usar.

Oxímetro portátil

O oxímetro portátil é usado principalmente em instalações médicas, pois fornece leituras mais precisas em verificações pontuais e monitoramento contínuo. O aparelho tem uma sonda que é conectada a um cabo e a um monitor pequeno de mão.

Oxímetro de mesa

Geralmente maior em tamanho em comparação com um portátil, o oxímetro de mesa também é capaz de realizar leituras no local e monitoramento contínuo da saturação de oxigênio. É ideal em hospitais.

Sensores usados no pulso

Este modelo sem fio é geralmente preferido para monitoramento contínuo da saturação de oxigênio no sangue de um paciente, o que é ideal para aqueles que precisam de monitoramento diariamente ou durante o sono.

Usado como um relógio de pulso, esse tipo de oxímetro de pulso tem sua sonda colocada no dedo indicador e conectada a um pequeno monitor no pulso. Alguns smartwachs mais modernos também possuem oxímetro já atrelado nas funcionalidades.

Oxímetro de pulso para RN

Este tipo destina-se a caber confortavelmente nos dedos pequenos de um recém-nascido. As variedades são projetadas para caber no pé ou na cabeça de uma criança, caso os dedos sejam muito pequenos para caber na sonda.

Como escolher o melhor oxímetro?

Como é possível notar, existem diferentes tipos de oxímetro para variadas situações. Para saber qual o mais adequado, é preciso avaliar a necessidade individual do paciente, a frequência de medição e a precisão adequada.

O mais importante é escolher sempre aparelhos de fabricantes confiáveis e tomar os cuidados indicados para o  momento da medição. O procedimento é bem simples, mas isso é fundamental para que os dados obtidos sejam de fato correspondentes a realidade.

Se você está buscando um oxímetro ou outros aparelhos médicos similares, a Constamed tem o equipamento certo para que você possa encontrar qualidade e um ótimo custo x  benefício em um único ambiente.

Conheça o nosso site, navegue em nosso catálogo e veja as opções de oxímetro disponíveis. Em caso de dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe, teremos o prazer de ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *