Tempo de leitura: 3 minutos
O cilindro de oxigênio é um equipamento muito utilizado em formas de tratamento de oxigenoterapia, para auxiliar na qualidade de vida dos pacientes e desenvolver os cuidados com algum tipo de doença respiratória ou condição pulmonar.
Mas, para que seu uso seja benéfico, é preciso tomar alguns cuidados com este equipamento, seguindo as recomendações de seus fornecedores e impedindo, dessa forma, o risco de algum tipo de explosão.
Continue lendo a seguir e entenda por que cilindro de oxigênio explode, compreendendo quais são os cuidados necessários para fazer o uso seguro deste tipo de equipamento.
Saiba por que o cilindro de oxigênio explode
Cada vez mais encontramos casos de pessoas que necessitam de tratamento com oxigenoterapia e, por falta de leitos e atendimento nos hospitais, estes pacientes acabam adquirindo o seu cilindro de oxigênio e seguindo as recomendações médicas em suas próprias residências.
Mas, para que isto aconteça de forma segura, é preciso seguir as recomendações dos fabricantes e dos médicos, permitindo que o manuseio deste tipo de equipamento aconteça de forma segura.
Isto porque, um dos principais riscos de manusear um cilindro de oxigênio de forma incorreta é o rompimento de uma de suas válvulas de regulagem, causando uma explosão deste tipo de equipamento.
Mas, para que isto seja evitado, alguns profissionais do corpo de bombeiro e os próprios fabricantes deste tipo de equipamento oferecem algumas recomendações, como:
- Mantenha o cilindro de oxigênio sempre na posição vertical, manuseando com cuidado e armazenando em um local seco, livre de qualquer exposição ao Sol;
- Esteja sempre atento à qualquer tipo de vazamento, analisando a união das mangueiras;
- Analise sempre o rótulo do cilindro, compreendendo se as recomendações dos fabricantes se encontram em dia e se existem todos os selos de riscos que este equipamento pode oferecer.
É extremamente importante manter estas recomendações e seguir as instruções dos profissionais, para garantir a segurança de todos.
A necessidade de manter o cilindro de oxigênio sempre na posição vertical é por que, dessa forma, a válvula se mantenha intacta, livre de qualquer pressão de outros objetos.
Uma vez que ejetada, a válvula pode alcançar uma enorme pressão e, com isto, atingir qualquer pessoa que esteja próxima, oferecendo ferimentos graves.
Saiba quais são as instruções principais para o armazenamento correto de um cilindro de oxigênio
Como vimos acima, é essencial manter alguns cuidados no manuseio do cilindro de oxigênio, evitando que a válvula escape ou que ocorram explosões.
Confira a seguir uma lista com os cuidados básicos deste tipo de material, para fazer um uso seguro em sua casa:
- Armazenamento do cilindro sempre à sombra;
- Posição vertical;
- Evitar que ocorram grandes choques em sua estrutura e, sempre se atentar à válvula, evitando que ela seja atingida no manuseio de seu cilindro;
- Apesar de não ser inflamável, o gás presente no cilindro tem o poder de manter a combustão e, por isto, quando aquecido o risco de explosão se torna muito grande;
- Apenas profissionais capacitados podem realizar a manutenção deste tipo de equipamento;
- O ideal é manter o cilindro na distância mínima segura de aproximadamente 5 metros de outras fontes de calor.
Seguindo estas recomendações, é possível manter o uso do cilindro de oxigênio de forma segura, evitando acidentes domésticos.
Agora que você já sabe por que o cilindro de oxigênio explode, mantenha o cuidado em seu manuseio e busque sempre a orientação de pessoas capacitadas, para manter seu tratamento de forma segura.