Cuidados na oxigenoterapia domiciliar

Tempo de leitura: 3 minutos

A oxigenoterapia é um tratamento oferecido para pacientes que possuem baixa oxigenação no sangue, sofrendo sintomas deste tipo de condição, como cansaço excessivo, fadiga, falta de ar, dores de cabeça, entre outros.

Além de este tratamento poder ser realizado em ambientes hospitalares, é possível ainda contar com este tipo de terapia de forma domiciliar, permitindo que os pacientes tenham mais conforto.

Continue lendo a seguir e entenda quais são os principais cuidados na oxigenoterapia domiciliar, para realizar este tratamento de forma segura e eficaz.

Entenda quais são os principais cuidados na oxigenoterapia domiciliar e saiba como colocá-los em prática

A oxigenoterapia domiciliar é uma forma de tratamento para tratar os sintomas de doenças que acometem as vias respiratórias dos pacientes, como asma, bronquite, enfisema, DPOC, entre outras.

Normalmente, o médico poderá receitar este tipo de tratamento após realizar um exame que é responsável por medir o nível de oxigenação do sangue do paciente e, dessa forma, a recomendação do tratamento poderá ser descrita, assim como o nível de necessidade.

Existem alguns pacientes que utilizam estes equipamentos de oxigenoterapia para fazer atividades físicas ou apenas para dormir. Mas, apesar disto, existem ainda aqueles que utilizam durante todo o dia.

Mas, independente da recomendação, é preciso se atentar aos principais cuidados na oxigenoterapia domiciliar, para que este tratamento seja feito da forma correta e consiga amenizar os sintomas que o paciente apresenta.

Entenda quais são as principais recomendações de segurança para a realização deste tipo de tratamento

O primeiro passo para fazer o uso da oxigenoterapia de forma correta, é compreender qual tipo de equipamento será utilizado e todas as recomendações para cada um deles.

Isto porque, estes tipos de equipamentos oferecem cuidados específicos, que são muito importantes para conservar o seu material e impedir que acidentes aconteçam.

Para entender melhor, veja a seguir alguns cuidados que são essenciais e indispensáveis para os pacientes que começaram a realizar este tipo de tratamento domiciliar e saiba como conduzir seu uso de forma segura:

  • Não fume e não se mantenha próximo de fumantes, pois o calor e as chamas podem ser nocivos ao equipamento, podendo causar acidentes;
  • Mantenha seu equipamento longe de fontes de calor, com pelo menos 5 metros de distância;
  • Mantenha sempre seu equipamento em posição vertical e evite colisões, principalmente na região da válvula de segurança;
  • Não utilize produtos que sejam inflamáveis de alguma forma próximo ao equipamento;
  • Tenha sempre um extintor de incêndio em casa, para utilizar em casos de acidentes envolvendo o equipamento de oxigênio;
  • Conte com um apoio de um profissional para manusear e fazer reparos no equipamento, para que tudo seja feito com segurança;
  • Mantenha a companhia de energia elétrica de sua cidade informada sobre o uso deste tipo de equipamento em domicílio, para que seu atendimento seja prioritário, principalmente nos casos em que a energia falhar de alguma forma.

Estes são cuidados básicos essenciais para o uso deste tipo de equipamento em domicílio, orientados por profissionais e especialistas em manutenção.

Dessa forma, é possível manter um tratamento seguro e livre de riscos, permitindo que o paciente cuide de sua saúde e tenha os sintomas de suas condições amenizados com este equipamento.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados na oxigenoterapia domiciliar, não deixe de seguir todos os passos e recomendações, para que seu tratamento aconteça da melhor forma possível, livre de qualquer tipo de acidente doméstico e outros tipos de riscos que possam haver. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *