Falta de ar: Possíveis causas para dor no peito ou dificuldade para respirar

Tempo de leitura: 2 minutos

A falta de ar (Dispneia) é uma sensação desagradável de respiração desconfortável, rápida ou difícil, em que o peito pode ficar apertado e a respiração pode doer. 

Todos podem sentir falta de ar se correrem para pegar um ônibus ou se esforçarem de maneira incomum. Mas é importante procurar atendimento médico pois o sintoma pode ser grave e indicativo de um problema subjacente que necessita de cuidado.

Acompanhe para entender mais!

✱ O que é?
✱ Como você mede?
✱ Causas
✱ Existem tratamentos?

falta de ar
Possíveis causas para falta de ar, dor no peito ou dificuldade para respirar – Fonte da Imagem: Canva.com

O que é falta de ar?

A falta de ar pode ocorrer repentinamente (aguda) ou gradualmente ao longo de um período de tempo (crônica), mas em ambos os casos indica que o corpo precisa de mais oxigênio do que está recebendo. 

Então você respira mais rápido para tentar aumentar o fluxo de ar para os pulmões. Nos pulmões, acontece a troca gasosa, onde o oxigênio entra na corrente sanguínea e o dióxido de carbono (CO²) expulso durante a fase expiratória da ventilação.

A escassez de ar afeta a todos nós quando nos exercitamos. Mas a dispneia que surge repentina e inesperadamente pode ser causada por uma condição médica grave. 

De fato, a falta de ar súbita e severa é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas chamam uma ambulância ou vão para os departamentos de emergência e acidentes.

Causas de falta de ar

  • Asma – você pode parecer ofegante e sem fôlego. Pode ser desencadeada por um resfriado (infecção viral) ou alergia.
  • Pneumonia – uma infecção pulmonar grave na qual você fica mais ofegante. Você se sente mal, tem febre alta (febre) e tosse com catarro esverdeado (escarro).
  • COVID-19 – pode causar dispneia que se desenvolve ao longo de alguns dias e tende a piorar rapidamente.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – uma condição pulmonar de longo prazo que causa dispneia e tosse. As vias aéreas ficam inflamadas e estreitadas. Pode piorar repentinamente como resultado de uma infecção.
  • Doença cardíaca – por exemplo, insuficiência cardíaca em que o coração não bombeia adequadamente.
  • Embolia pulmonar
  • Ansiedade – pode causar dispneia, sensação de pânico, taquicardia (palpitações) e sudorese.

Existem tratamentos para a falta de ar?

Se você estiver sentindo falta de ar, primeiramente, você deve procurar ajuda médica imediatamente, não tente se auto diagnosticar, pois o tratamento dependerá da causa provável da sua falta de ar. Este sintoma é sério e precisa ser encarado com todo cuidado necessário.

A oxigenoterapia é um dos tratamentos mais recomendados mas deve ser prescrito pelo médico.

Se você estiver atrás de cilindros de oxigênio, aqui na Constamed, você encontra uma variedade de produtos para ajudar na sua melhora, incluindo concentradores de oxigênio portáteis, cilindros de oxigênio, máscaras e tubos. Todos os nossos produtos são de alta qualidade e garantidos para atender às suas necessidades.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *