Tempo de leitura: 4 minutos
Entender como fazer a oxigenoterapia domiciliar pode ser essencial para o resultado do tratamento recomendado para pessoas que necessitam normalizar o nível de oxigênio em seu sangue.
Mas, para que doenças como fibrose pulmonar ou displasia broncopulmonar possam ser tratadas em casa, é muito importante entender a forma correta de manusear o equipamento de oxigenoterapia, seguindo as recomendações.
Continue lendo a seguir e entenda como fazer oxigenoterapia em casa, para aliviar os sintomas e manter um estilo de vida com mais qualidade.
Como saber se existe a recomendação de fazer oxigenoterapia domiciliar?
Normalmente o ar que respiramos em nosso ambiente possui em média 21% de oxigênio, enquanto os outros 79% são outros cases presentes.
Mas, para que o sangue e o nosso corpo funcionem normalmente, de maneira saudável, oferecendo todas as funções dos tecidos, é necessário a presença de oxigênio..
Ainda que o nosso ambiente sofra com o aumento da poluição, normalmente a quantidade de oxigênio presente no ar consegue suprir nossas demandas do corpo e ser suficiente para que sejamos saudáveis.
Porém, apesar disto, existem pessoas que sofrem de algumas condições e problemas pulmonares, que impedem a absorção da quantidade de oxigênio necessário e, nestes casos, é preciso que haja uma intervenção médica, com formas alternativas de tratamento, contando com o oxigênio suplementar.
Dessa forma, a oxigenoterapia em casa é um recurso muito utilizado, capaz de reduzir os sintomas das pessoas que sofrem com estas condições e elevar os níveis de oxigênio.
Os pacientes que passam por este tipo de tratamento costumam apresentar melhoras consideráveis em sua disposição para realizar tarefas do dia a dia, resistência física e condição mental.
Mas, esta melhora se torna possível graças a atuação dos equipamentos utilizados nesta forma de tratamento, onde acontece a filtragem e armazenamento de oxigênio nos devidos lugares.
Entenda mais sobre a rotina e os principais cuidados com a oxigenoterapia domiciliar
A oxigenoterapia em casa é um tipo de tratamento para auxiliar pacientes com condições respiratórias a se tratarem em sua própria residência.
Normalmente, os casos em que este tipo de tratamento é necessário envolvem o atendimento de pacientes que desejam realizar algum tipo de atividade física ou que sentem alguma dificuldade na hora de dormir.
Mas, ainda existem também os pacientes que necessitam do uso deste tipo de equipamento durante várias horas do dia e, por isto, o tratamento em casa se torna essencial.
Porém, é preciso considerar que, para que o tratamento aconteça de forma segura, é necessário compreender os cuidados básicos com este tipo de aparelho e entender a forma correta de manuseá-lo.
Existem alguns tipos disponíveis de cilindros de oxigênio disponíveis no mercado e o seu modelo costuma variar de acordo com os fabricantes ou com a recomendação do médico que acompanha o atendimento.
Mas, normalmente, as recomendações para o uso destes equipamentos costumam ser as mesmas, sendo elas:
- O equipamento deve estar sempre em posição vertical e, com isto, sua estrutura se mantém intacta e livre de qualquer tipo de pressão;
- É preciso ter cuidado ao movimentar o cilindro de oxigênio, para garantir que sua válvula de segurança não sofra nenhum tipo de dano;
- O paciente não deve fumar, permanecer perto de fumantes ou de zonas de calor no momento da utilização do equipamento pois, com isto, é possível que haja risco de algum tipo de explosão;
- É necessário ainda acionar um profissional capacitado para realizar a manutenção do equipamento, para garantir que seu funcionamento ocorra sempre de forma correta;
- O paciente deverá entrar em contato com a companhia de energia elétrica de sua cidade, para solicitar um atendimento prioritário em casos de falha na distribuição de energia.
O paciente deve sempre se atentar também aos retornos com o médico, para que sua evolução no tratamento seja acompanhada e o responsável pelo diagnóstico possa analisar seus avanços ou a necessidade de algum tipo de mudança.
Entenda qual tipo de concentrador de oxigênio ou cilindro de oxigênio é recomendado
Com o aumento de pacientes que necessitam de equipamentos para auxiliar em sua oxigenação, cada vez mais foram surgindo tipos de concentradores de oxigênio ou cilindros.
Para saber qual o melhor tipo para você, é preciso entender suas necessidades e escolher o melhor tamanho, para se adequar à rotina do paciente, melhorando a sua mobilidade ou atendendo a quantidade de uso deste tipo de aparelho recomendado pelo médico responsável pelo seu atendimento.
Entender como fazer a oxigenoterapia domiciliar pode ser essencial para oferecer conforto e comodidade para os pacientes que necessitam por algum motivo fazer parte deste tipo de tratamento, para que seus sintomas sejam removidos e a sua qualidade de vida aumente ainda mais.