Reading time: 5 minutes
Atualmente, todo o mundo está sofrendo com o ataque de um vírus, que acometeu uma pandemia que vem matando pessoas e oferecendo sintomas difíceis de serem combatidos.
Mas, apesar de ser algo novo, sem muitas respostas, os profissionais da área da saúde têm buscado por técnicas diferentes de tratamentos alternativos, para conseguir salvar seus pacientes e fazer com que seus quadros sejam melhorados e até mesmo revertidos.
Continue lendo a seguir e entenda melhor como a oxigenoterapia para covid ajuda no tratamento, para compreender os benefícios deste tipo de recomendação médica e como começar a utilizar suas vantagens.
Entenda como a oxigenoterapia para covid ajuda no tratamento e pode fazer com que os pacientes melhores de forma significativa
O novo coronavírus tem acometido pessoas em todo o mundo, atingindo principalmente as vias respiratórias das pessoas que o contraem, fazendo com que o paciente tenha grande dificuldade para respirar.
Além disso, nos casos em que a doença se torna mais grave e evolui, o paciente pode contrair uma pneumonia e outras doenças relacionadas ao sistema respiratório, atingindo um quadro praticamente irreversível.
Mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e outros órgãos de fiscalização, como o Ministério da Saúde, a principal forma de evitar a contaminação por esta doença é permanecer em casa, seguindo as regras do isolamento social e se manter longe de aglomerações.
E, por isto, o tratamento de oxigenoterapia domiciliar tem sido um dos principais aliados no combate desta doença, já que o paciente pode permanecer com seus cuidados sem sair de casa para que isto seja possível.
O equipamento utilizado para que esta reposição de oxigênio seja realizada normalmente é o concentrador ou cilindro de oxigênio e ele pode ser facilmente encontrado, disponível para aluguel ou venda, permitindo que o paciente siga os cuidados solicitados pelo médico sem permanecer no hospital.
A oxigenoterapia é uma alternativa viável para pessoas que já sofrem com algum tipo de comorbidade ou doenças respiratórias, se enquadrando no grupo de risco.
Dessa forma, este tipo de equipamento se tornou essencial e um grande aliado para o combate e prevenção desta doença, favorecendo os pacientes e mantendo sempre o nível de oxigênio no sangue de acordo com o recomendado.
Conheça os benefícios do tratamento com oxigenoterapia para os pacientes com algum tipo de doença ou condição que acomete as vias respiratórias
O primeiro passo para compreender se o paciente precisa ou não iniciar o tratamento de oxigenoterapia, é realizando exames que são responsáveis por medir o nível de oxigênio no sangue.
Este exame pode ser feito de duas formas: ou através de uma coleta de sangue que será encaminhada para um laboratório ou através de um aparelho que é colocado no dedo do paciente e, dessa forma, consegue medir qual a oxigenação do sangue.
Mas, nestes casos, antes de realizar o exame, é essencial que o paciente ofereça para seu médico o máximo de informações possíveis sobre seus sintomas, para que o tratamento aconteça de acordo com as suas necessidades.
O tratamento de oxigenoterapia pode oferecer diversos benefícios para os pacientes, além de favorecer o combate ao novo coronavírus.
Confira a seguir quais são as vantagens de realizar este tratamento, seja em casa ou no hospital e entenda como corpo pode reagir ao desempenho da função destes equipamentos:
- Com o uso deste tratamento, são prevenidas diversos tipos de doenças ou agravamentos de quadros clínicos como doenças cardíacas;
- Contribui para a conservação de órgãos de extrema importância como o cérebro, rins e o coração;
- Aumenta a longevidade do paciente;
- Melhora a qualidade de vida e permite que o paciente tenha mais disposição para realizar suas tarefas do dia a dia;
- Desenvolve a função cardíaca, psíquica e neurológica do paciente;
- Diminui consideravelmente o número de internações por covid, permitindo que o paciente siga com seu tratamento em casa;
- Permite que o paciente tenha mais disposição para realizar exercícios físicos e, com isto, fortalecer seu corpo de forma completa.
Como funciona o concentrador de oxigênio utilizado para a realização da oxigenoterapia?
De acordo com os especialistas, o equipamento utilizado para a oxigenoterapia é o concentrador de oxigênio ou cilindro.
Para utilizar ambos os equipamentos, é necessário entender seu funcionamento, principalmente quando seu uso for realizado em casa, para diminuir as chances de algum tipo de acidente doméstico acontecer.
Dessa forma, é preciso entender que este tipo de equipamento atua como filtrador de oxigênio, sendo responsável por enviar a quantidade necessária deste gás até as vias aéreas do paciente, para normalizar o nível de oxigênio em seu sangue.
Utilizando este equipamento, o paciente consegue alcançar níveis ideais de oxigênio no corpo e, consequentemente, permite que seu organismo funcione normalmente.
Mas, é preciso se atentar sempre às recomendações dos profissionais responsáveis por este tipo de tratamento e entender todas as instruções dos fabricantes deste equipamento.
Mantenha sempre seu cilindro de oxigênio longe de grandes fontes de calor e armazene este tipo de equipamento na posição vertical, para garantir que sua estrutura se mantenha intacta, livre de qualquer choque em seu manuseio.
Se atente também a preservação da válvula de segurança, impedindo que esta peça se desencaixe, causando algum tipo de dano para as pessoas em volta, principalmente devido à pressão.
Dessa forma, é possível manter seu aparelho de oxigenoterapia ileso e livre de qualquer dano, garantindo que seu tratamento seja feito de forma correta e segura.
Este tem se tornado um dos principais recursos para o combate do coronavírus e para o seu tratamento, permitindo que os pacientes consigam uma recuperação mais garantida e contornam seus principais sintomas da melhor forma possível.
Entender como a oxigenoterapia para covid ajuda no tratamento foi uma descoberta essencial para os profissionais da área da saúde, que desejam tentar de todas as formas atender seus pacientes e oferecer formas viáveis com um tratamento eficaz, buscando sempre por sua recuperação.